Rede Conecta

Apoie a Rede Conecta

Quem somos?

A Rede Conecta busca o enfrentamento da desinformação, através de dados e conhecimentos que possibilitem a reflexão e a argumentação de qualidade – num espaço onde haja conversações diretas e honestas entre a academia e a sociedade. Frente aos perigos que se avizinham, nunca foi tão necessário defender o país e nossa combalida – porém, pungente – democracia. Por esse motivo, é vital que empoderemos o cidadão com as ferramentas para que ele próprio se torne mais um guardião dos saberes e métodos científicos. 

Nós somos pesquisadores de diversas Universidades brasileiras que nos agregamos com o objetivo maior de defender nossa soberania e nosso senso crítico – nossas pesquisas visam explicar, por exemplo, os motivos pelos quais a informação científica é considerada equivocada; estimulando, desse modo, a reflexão sobre os sistemas de crença e letramento midiático e informacional, combinado com estratégias de comunicação digital e divulgação científica. Nossa equipe de coordenadores é composta de doutorandos e pós-doutorandos associados à Universidade Federal Fluminense.

O que está em jogo?

Como bem sabemos e vivenciamos na pele, há algum tempo estamos sob a sombra de mandatários que renegam o conhecimento e que agem vividamente para inviabilizar a Universidade pública. Por exemplo, vejam os cortes dantescos deste ano (que foram efetuados sobre uma base já diminuída e em constante encolhimento).

Nosso trabalho vive sob ameaça constante de paralisação por falta de verbas. 

Qual a nossa necessidade atual?

Nossa luta por um país democrático, com conhecimento livre e justiça social é realizada por uma equipe voluntária, que precisa de algum meio de subsistência, e também precisamos do apoio de uma pequena equipe profissionalizada. Para continuar a desenvolver essas ações e manter independência e autonomia, necessitamos de uma verba que venha a prover o valor de algumas bolsas (no mesmo valor do doutorado CAPES/CNPq), ademais de prover os custos eventuais (material gráfico, coleta e processamento de dados, etc.). Por essa razão contamos com seu apoio e engajamento na luta pelo direito a uma sociedade menos desigual.

Você pode contribuir diretamente através de nosso PIX: [email protected]

Ou você pode, por exemplo, nos apoiar mensalmente no Catarse

Clique aqui
.